lésbicas beijo

Qual é a melhor forma de sair do armário?

lésbicas beijo

Sair do armário, contar ao mundo e assumir que somos homossexuais não é das tarefas mais fáceis. Temos que lidar com a pressão da sociedade, do emprego, da família, dos amigos… Apesar de ser necessário para nos sentirmos melhor, este é um passo que ainda assusta muitas mulheres lésbicas.

Queremos dar uma ajuda e mostrar qual a melhor forma de sair do armário.

Escolha a sua pessoa de confiança

Sair do armário é um processo delicado onde não consegue prever todas as reações. Por esse motivo, nunca deve contar a toda a gente ao mesmo tempo. É preciso escolher aquela pessoa a quem sabe que pode contar.
Pode ser uma amiga (não escolha a sua amiga especial), mas o ideal para quem se quer assumir, é pensar em algum membro da família com que saiba que pode contar. Imagine que a sua mãe é uma pessoa mais compreensiva, enquanto que o seu pai é mais rígido. Neste caso, em vez de contar ao dois ao mesmo tempo, o que deve fazer é: contar à sua mãe, dar-lhe algum tempo para que esta assimile a ideia e deixar que ela a ajude a contar ao seu pai.
É uma excelente ajuda ter alguém que já sabe e que nos pode ajudar. Atenção que não precisa de ser a sua mãe, pode ser a sua tia, prima, ou simplesmente uma amiga que se dê bem com a sua família.

Seja compreensiva

Nós sabemos que ser homossexual é um direito, não é um defeito, não é nada que mereça ser julgado! No entanto, devemos ter em conta que a maioria da sociedade não pensa desta forma e são costumes que não se conseguem mudar de um dia para o outro. Aproveite o Arraial Pride para falar sobre o assunto e testar reações.
Esteja preparada para reações menos positivas e tente ser compreensiva. Dê tempo à pessoa para ponderar o assunto, pois muitas vezes as primeiras reações são as nossas piores inimigas.
Não fique frustada se sair do armário não correu tão bem quanto esperava, dê alguns dias e verá que as coisas vão melhorar.

Dicas para sair do armário

Veja algumas dicas que a vão ajudar com este processo e escolha aquelas que melhor se adequarem ao seu caso.

  • Atenção à altura – Não escolha alturas em que as pessoas já estão nervosas. Esqueça ocasiões especiais. Escolha fases em que tudo está bem, será mais fácil.
  • Não deixe que saibam por terceiros – Não deixe que sejam outros a contar. Enquanto não tiver coragem de se assumir, certifique-se de que ninguém descobre ou que as pessoas que sabem são de confiança.
  • Esteja calma – O nosso estado de espírito é afetado pela pessoa que está a falar connosco, mantenha-se calma e não reaja negativamente. Seja compreensiva.
  • Esteja segura – Quando se assumir como homossexual não mostre dúvidas nem receios. Mostre que o amor entre mulheres é natural. Esteja orgulhosa e segura das suas preferências. Ajuda se as outras pessoas perceberem que você já pensou bem sobre o assunto.

Sair do armário não é fácil, mas é necessário para se sentir bem consigo mesma!

One thought on “Qual é a melhor forma de sair do armário?”

  1. Sei que to respondendo super atrasada … kkkk
    Eu sempre tentei sai do armario, mais tenho. Gosto de homem e de mulher … As vezes fico atraida quando vejo uma mulher e tenho desfarcar … kkkk naum sei se isso e bobeira ou sei la … mais gostei das dicas.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *