Yes or No (2011)

Cultura Lésbica – Filmes – Yes or No (2011)

Os filmes da temática lésbica são considerados, até pelos grandes críticos de cinema, como os mais românticos e sentimentais de todos, principalmente porque há sempre duas mulheres extremamente bonitas, nos papeis principais, que se ligam de alguma forma e que formam casais extremamente bonitos.

Este filme é um exemplo disso, sendo que é considerado entre a comunidade como um dos mais românticos de sempre, tendo também uma mensagem a transmitir, relativamente ao tipo de lésbicas que existem, algo que hoje em dia está muito nas bocas da sociedade. A maioria das pessoas acredita que uma mulher que tem um estilo visual mais descontraído é obrigatoriamente homossexual, porém são muitas as provas que esse é um mito da sociedade, mas neste filme em particular, este é um dos assuntos debatidos.

Sinopse

Lançado em 2010, tem como título original Yaak Rak Gaw Rak Loey, sendo que é de origem tailandesa e por isso este nome tão diferente do normal. Neste caso específico é um típico filme de amor, cheio de emoções e troca de juras constantes, mostrando assim o lado mais romântico dos casais de lésbicas.

Neste filme é conta a história de Pie, uma menina extremamente doce e bonita que se muda de dormitório na Universidade, recebendo assim uma nova companheira de quarto, Kim, que é uma tomboy e levando assim a uma grande confusão na cabeça de Pie. Antes de falar mais sobre o filme é importante explicar o termo tomboy, já que é um termo muito comum nos dias de hoje, referindo-se a mulheres que exibem características do sexo masculino, quer seja no estilo ou mesmo a nível de comportamento, não sendo necessariamente significado de ser homossexual ou que tenha o desejo de ser homem, apenas pode ser o seu estilo e a sua personalidade vincada.

Com a mudança de quarto e com as diferenças que Kim apresenta, comparativamente a outras raparigas, Pie sente-se bastante desconfortável, tentando até mudar novamente de quarto para não passar por tudo isto. Mas Kim, com o seu jeito extremamente amoroso, acaba por conquistar Pie aos poucos, fazendo com que a sua amizade comesse a crescer naturalmente, levando assim a que haja algum tipo de dúvidas sobre que sentimentos é que existe na realidade.

As confusões começam a surgir e principalmente Pie começa a duvidar seriamente do seu tipo de sentimento em relação a Kim, sendo por isso uma situação muito comum, até para quem nunca teve que lidar com esse tipo de sentimento em relação a uma pessoa do mesmo sexo, é uma mensagem muito importante de se ver, analisando como ela processa cada sentimento, cada gesto e cada palavra.

É um filme fantástico, bem ao estilo asiático, retratando bem o preconceito que a sociedade tem perante tudo o que foge ao tradicional padrão dos sentimentos, sendo que as personagens principais expressam também muito bem a confusão que as pessoas têm na sua cabeça quando se deparam com uma situação como a que elas estão no momento, assim como os conflitos que esses relacionamentos provocam, tanto nas pessoas envolvidas como em todas as que se encontram em seu redor.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *